COLÉGIO CORTE REAL http://colegiocortereal.pt Dare Communitate Tue, 16 Oct 2018 12:03:09 +0000 pt-PT hourly 1 http://colegiocortereal.pt/wp-content/uploads/2016/02/Favicon-1.png COLÉGIO CORTE REAL http://colegiocortereal.pt 32 32 Ar Livre, Chuva e Passarinhos http://colegiocortereal.pt/ar-livre-chuva-e-passarinhos/ Tue, 16 Oct 2018 11:53:55 +0000 http://colegiocortereal.pt/?p=2013 As crianças do Colégio tiveram uns dias bastante animados, cheios de aventuras e projetos.

Dando continuidade a projetos anteriores, nomeadamente à pintura dos ninhos, os “Chapins” foram ao Corte Real pendurar os ninhos. A partir daqui, as crianças vão explorar cada uma das 19 espécies de pássaros, representados nos nomes das 19 salas do Colégio. Uma forma motivadora para estar mais próximo da Natureza, respeitá-la e estudá-la.

“Mãos à Obra” é o nome da oficina dinamizada pelo Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que teve a participação dos nossos Rouxinóis. Projetaram e construíram um edifício que serviu de cenário a um teatro de sombras, onde as personagens que o habitam ganharam vida através dos participantes e da sonoplastia. Depois desta experiência, as crianças em sala tiveram a oportunidade de trabalhar o tema sobre o ciclo da água. Muito interessante!

Entretanto, os Verdilhões foram brincar ao ar livre e aproveitar o bom tempo que ainda se faz sentir. Que brincalhões, estes Verdilhões!

]]>
Depois do Verão … Começamos com Surpresas, Aventuras e Descobertas http://colegiocortereal.pt/depois-do-verao-comecamos-com-surpresas-aventuras-e-descobertas/ Wed, 26 Sep 2018 12:21:51 +0000 http://colegiocortereal.pt/?p=1982 Depois de umas Férias de Verão preenchidas e muito divertidas, o Colégio Corte Real inicia o Ano Letivo com várias surpresas, aventuras e descobertas, com uma equipa que dá as boas vindas às suas crianças de braços abertos.

A campo aberto com piscinas e várias atividades, o Verão teve várias semanas temáticas que proporcionaram momentos inesquecíveis às nossas crianças.

Agora … Vamos trabalhar! A equipa do Colégio Corte Real prepara um ano letivo repleto de descobertas, aventuras e aprendizagens mas sobretudo um ano letivo preenchido pela riqueza da amizade, da alegria e dos sorrisos dos nossos meninos e meninas.

]]>
Sardinha Real 3 – Festa de Encerramento de Ano Letivo http://colegiocortereal.pt/sardinha-real-3-festa-de-encerramento-de-ano-letivo/ Tue, 31 Jul 2018 17:29:14 +0000 http://colegiocortereal.pt/?p=1963 A Sardinha Real 3 – Festa de Encerramento de Ano Letivo 2017-2018 do Colégio Corte Real, realizou com muita animação e cor, num ambiente descontraído e informal. O campo polidesportivo foi palco para a festa dedicada à equipa do Colégio e suas crianças, no dia 22 de junho.

Várias apresentações, fantásticas dinâmicas demonstradas pelas nossas crianças, muita música e muita cor, com direito a pipocas, algodão doce e gelado. Uma tarde muito animada que juntou equipa do Colégio Corte Real, as crianças e suas famílias.

]]>
Bru Junça, Isabel Alçada, Joaninha Duarte e Rodrigo Estiveira na Semana da Leitura http://colegiocortereal.pt/bru-janca-isabel-alcada-joaninha-duarte-e-rodrigo-estiveira-na-semana-da-leitura/ Tue, 05 Jun 2018 11:05:42 +0000 http://colegiocortereal.pt/?p=1921 Entre os dias 28 de maio e 01 de junho, o Colégio Corte Real recebeu a Semana da Leitura com atividades dedicadas à promoção do gosto pela leitura e pelo livro.

O palco da Semana dedicada à leitura foi, como não poderia deixar de ser, a Biblioteca Professor Carvalho Rodrigues, local onde foram recebidos os autores e onde as crianças do colégio “desenham” as suas ideias e criam cenas imaginárias com base nas histórias que lêem. Nesta semana, a dinâmica foi diferente com várias visitas, contos e atividades.

Contadoras de Histórias com contos notáveis e contagiantes que captaram o brilho dos olhos das crianças que ouviram com muita atenção as histórias contadas. Autores reconhecidos que conversaram com as crianças e ainda autografaram os livros com várias dedicatórias. Todas as nossas crianças passaram pela Semana da Leitura e de lá saíram com mais vontade de ler. A sua imaginação voou…e os meninos ficaram completamente envolvidos, quase como que enfeitiçados pela magia de tantos livros, ilustrações e histórias contadas.

Nomes como Bru Junça, Isabel Alçada, Isabel Zambujal, Joaninha Duarte e Rodrigo Estiveira abrilhantaram a nossa Semana da Leitura, na Biblioteca Professor Carvalho Rodrigues, a quem muito agradecemos a colaboração e participação na promoção dos hábitos de leitura nas crianças.

]]>
Dia da Criança em modo Nariz Vermelho http://colegiocortereal.pt/dia-da-crianca-em-modo-nariz-vermelho/ Fri, 01 Jun 2018 11:51:04 +0000 http://colegiocortereal.pt/?p=1942 As crianças do Colégio Corte Real comemoraram o Dia Mundial da Criança com muitas atividades e brincadeiras. Mas também aproveitaram e assinalaram o Dia do Nariz Vermelho.

Muita brincadeira para assinalar uma data dedicada às crianças. Foram várias as formas que as nossas crianças encontraram para comemorar este dia, desde brincadeiras nas salas, no exterior, os mais velhos foram comemorar no Parque Municipal da Moita, com o apoio da Junta de Freguesia da Moita.

Ainda no campus, de t-shirt e de nariz vermelho, algumas crianças foram até ao relvado para tirar uma fotografia para enviar à associação. Dia 1 de junho, celebra-se também o Dia do Nariz Vermelho. É um dia especial em que se aprende a importância que um sorriso pode ter na vida de uma criança. A nossa escola, juntamente com muitas outras colaboraram na angariação de fundos para a missão da Operação Nariz Vermelho. O valor angariado em 2017, por todas as escolas, permitiu garantir a visita semanal de uma dupla de Doutores Palhaços a 5 hospitais, durante um ano.

Sentimo-nos muito orgulhosos de fazer parte!

]]>
Semana da Leitura http://colegiocortereal.pt/semana-da-leitura/ Fri, 25 May 2018 11:47:06 +0000 http://colegiocortereal.pt/?p=1900 Para assinalar a Semana da Leitura no Colégio Corte Real, que vai decorrer entre os dias 28 de maio e 01 de junho, realizou-se a Pré Abertura no dia 24 de maio, com a visita da autora Isabel Zambujal, na Biblioteca Professor Carvalho Rodrigues. As crianças construíram um livro para oferecer à autora que foi muito bem recebida pelos meninos e meninas que ansiavam por um autógrafo.

Isabel Zambujal nasceu em Lisboa, em 1965. Sempre trabalhou a juntar palavras, como copywriter em várias agências de publicidade. Desta vez decidiu juntar três das coisas que mais gosta na vida: viagens, crianças e escrever.  Foi assim que nasceu a coleção Os Saltinhos. Seguiram-se a coleção Panda, e os livros A Menina que Sorria a Dormir, O Pai Natal que não Comia Queijo, Histórias Escritas na Cara, 101 Coisas que Devias Fazer Antes de Crescer e Dia Bom ou Dia Mau?

]]>
Feira de Projetos Educativos. O Colégio não faltou! http://colegiocortereal.pt/feira-de-projetos-educativos-o-colegio-nao-faltou/ Fri, 25 May 2018 11:44:20 +0000 http://colegiocortereal.pt/?p=1890 Entre os dias 15 e 18 de maio, decorreu no Pavilhão Municipal da Moita, a Feira de Projetos Educativos, com muita animação e diversão. O Colégio Corte Real fez-se representar por uma excelente mostra de trabalhos e projetos desenvolvidos pelas nossas crianças.

Uma exposição e mostra de trabalhos desenvolvidos pelas crianças do Colégio Corte Real que deu muita cor e alegria ao espaço do Colégio na feira do concelho dedicado à educação, tendo sido visitado por muitas crianças. As jovens do curso Técnico de Apoio à Infância colaboraram na dinamização do stand do Colégio com várias atividades interativas.

O palco foi também “invadido” pelos meninos do Corte Real com brilhantes atuações musicais e teatrais. Uns verdadeiros artistas que não se intimidam com a subida ao palco…!

]]>
Faça parte desta Equipa! http://colegiocortereal.pt/faca-parte-desta-equipa/ Fri, 11 May 2018 15:10:38 +0000 http://colegiocortereal.pt/?p=1886 O Colégio Corte Real – Cooperativa de Solidariedade Social, C.R.L vem por deliberação dos órgãos sociais do Colégio Corte Real de 30 de abril de 2018, proceder à abertura do Procedimento Concursal n.º 01/2018 destinado ao processo de recrutamento e seleção de um professor do 1º Ciclo do Ensino Básico com o qual será elaborado um contrato de trabalho ou contrato estágio emprego.

Mais informação em http://colegiocortereal.pt/candidaturas/

]]>
Mãe, Querida Mãe! http://colegiocortereal.pt/mae-querida-mae/ Wed, 09 May 2018 17:14:22 +0000 http://colegiocortereal.pt/?p=1866 As salas do Colégio Corte Real assinalaram o Dia da Mãe e todas as crianças comemoraram o dia dedicado a todas as mães como uma forma de as homenagear, reforçando o amor que os filhos sentem, embora não precisem de muito mais do que um sorriso. Certo, mães?

Assim, demonstrando o empenho e dedicação pelas suas mães e reforçando o amor por elas, os meninos e meninas do Colégio dinamizaram, construíram, cantaram, pintaram em várias atividades às quais se juntaram muita criatividade e carinho. Encontrámos desafios superados, perfeitas obras de arte, receitas, cartas e frases escritas, baseadas na obra de Luísa Ducla Soares, “Mãe, Querida Mãe. Como é a tua?”

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que se celebra no primeiro dia do mês de maio. Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro. A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas mães.

]]>
Daqui a 20 anos…. Como vai ser? http://colegiocortereal.pt/daqui-a-20-anos-como-vai-ser/ Thu, 03 May 2018 15:13:27 +0000 http://colegiocortereal.pt/?p=1853

No Dia do Perfil do Aluno, as crianças do Colégio Corte Real foram convidadas a projetar-se no futuro e a partilhar as suas ideias e “visões”, ao mesmo tempo que, no seu dia-a-dia no Colégio, sem o saberem, se preparam para esse mesmo futuro, através de vivências e desafios potenciadores do desenvolvimento das competências essenciais ao cidadão do século XXI.

Dia do Perfil do Aluno15 de janeiro – toda a comunidade escolar foi convocada para a discussão sobre os conhecimentos, capacidades e atitudes que devem nortear a aprendizagem até à saída da escolaridade obrigatória. “O Perfil dos Alunos não é somente um documento, é um conjunto de competências a desenvolver para termos cidadãos mais aptos, mais sabedores, mais cooperantes, mais conscientes do seu papel na cidadania global” (Ministro da Educação, Agência Lusa, 15.01.2018)

 

 

]]>