COLÉGIO CORTE REAL https://colegiocortereal.pt Dare Communitate Wed, 27 Apr 2022 14:19:03 +0000 pt-PT hourly 1 https://colegiocortereal.pt/wp-content/uploads/2016/02/Favicon-1-45x45.png COLÉGIO CORTE REAL https://colegiocortereal.pt 32 32 PROTEÇÃO, SOCORRO E SEGURANÇA https://colegiocortereal.pt/protecao-socorro-e-seguranca/ Wed, 08 Jun 2022 13:32:37 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=4143 O campus escolar foi “invadido” pelas forças de segurança e socorro, para uma manhã de promoção e sensibilização e demonstração de meios direcionado aos jovens e às crianças do Colégio Corte Real.

As entidades representadas passaram pela Guarda Nacional Republicana, Marinha Portuguesa, Bombeiros Voluntários da Moita e Proteção Civil. Realizaram-se ações de sensibilização nas temáticas prevenção e segurança rodoviária e demonstrações de meios, com Equipas Cinotécnicas do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI) e do Serviço Territorial da Guarda Nacional Republicana.

A corporação dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita participou com uma demonstração de viaturas de socorro e de combate a incêndios, às quais se associou também a Proteção Civil com os seus meios de segurança. Também a marinha portuguesa esteve representada com uma atividade de realidade virtual.

Todas as entidades tiveram oportunidade para a promoção e divulgação do seu trabalho e ainda tiveram espaço para esclarecimentos aos jovens ETPM, como forma de ingressar no mercado de trabalho, e para satisfação da curiosidade dos mais novos.

Cerca de 980 crianças e jovens participaram nesta atividade que permitiu um maior conhecimento e articulação com a nossa comunidade escolar.

Muito obrigada a todos pelo apoio e colaboração!

]]>
MORDER?!? O que realmente significa! https://colegiocortereal.pt/morder-o-que-realmente-significa/ Wed, 27 Apr 2022 13:56:24 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=4111 Já se deparou com uma mordidela na bochecha do seu filho quando foi buscá-lo ao Colégio? Ou soube que o seu filho tinha mordido um/a colega?

Durante o crescimento, é comum os pais notarem que, de vez em quando, os filhos mordem e/ou são mordidos. 

A infância é uma fase de grandes descobertas. O primeiro contacto do bebé com o mundo é alcançado através da boca, porque para eles, aprender é uma experiência sensorial, em que a boca e o paladar têm papel essencial nessa descoberta. Assim, quando o bebé leva um objeto à boca está a explorar, experimentar, descobrir!

No meio dessas descobertas depara-se com o ato de partilhar. A partilha de brinquedos, espaço e atenção com outras crianças é um possível motivo para reagir com a mordida de forma a expressar o seu desconforto perante as novas situações. Em alguns casos, esse comportamento pode também acontecer com o aparecimento dos dentes. Contudo, é importante salientar que ao morder outra criança, não significa que o intuito seja agredir, mas sim chamar a atenção de alguém ou tentar obter algo de forma rápida, assumindo, assim, um meio de comunicação. Nestas idades (1-3 anos), as crianças ainda não sabem avaliar as consequências das suas mordidas, nem a força com que o fazem.

Em suma, nesta fase as crianças mordem para conhecer, expressar um sentimento, comunicar ou satisfazer a necessidade de estimulação oral.

Como evitar que as crianças mordam os seus companheiros?

  • Evitar brincadeiras com mordidelas, mesmo que sejam a fingir. As crianças facilmente irão imitar este ato acabando por fazê-lo junto de outras crianças, provocando marcas e dor, pois não sabem fingir esta “brincadeira”.  
  • Proporcionar variedade de brinquedos e coisas que as crianças possam morder para se acalmar (mordedores, bolachas, cenouras frias…).
  • Se duas crianças entram em conflito com frequência por quererem o mesmo brinquedo, pode-se disponibilizar mais exemplares para que brinquem em simultâneo. 
  • Se a criança morde quando tem fome ou está cansada, é possível diminuir o tempo de brincadeiras para que coma antes e possa descansar.
  • Se morde para chamar a atenção, os pais/as educadoras devem planear passar mais tempo com a criança (ler uma história, jogar à bola…), mas nunca como consequência de ter mordido. 
  • A criança que foi mordida deve ser consolada e incentivada a mostrar o seu desconforto, mas não deve ser incentivada a morder de volta.
  • Dizer às crianças que não aprovamos as mordidas e explicar-lhes o motivo de não poderem fazê-lo – porque magoa e devemos tratar bem os amigos.

Assim, vamos muni-las de ferramentas para demonstrarem os sentimentos de outras formas. 

Apesar de ser um ato normal, não deve ser frequente nem encorajado. A situação só é preocupante quando persiste após os 3 anos de idade. Aí pode tratar-se de uma fragilidade emocional e deve ser explorada junto de um profissional. 

 

Beatriz Palhota
Estagiária de Psicologia Educacional
Equipa de Gestão de Carreira

 

]]>
As Plantas, a Chuva e a Ciência… https://colegiocortereal.pt/as-plantas-a-chuva-e-a-ciencia/ Mon, 11 Apr 2022 17:19:09 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=4097 A Ciência traz às nossas crianças oportunidades de ouro para desenvolverem as suas capacidades e crescerem com sentido crítico a questionar tudo o que está à sua volta. Mas aqui, no nosso Colégio, as crianças têm ainda mais oportunidades de passar por várias experiências no espaço da Quinta Pedagógica do Castanheiro, aos ar livre e também de ver e de sentir o que está a acontecer à sua volta.

O projeto dos animais iniciou. Nas ciências experimentais fomos explorar os animais que existem na nossa quinta! Serão selvagens ou serão domésticos? Porquê? Mas está a chover…. O que estarão a fazer? Depois de umas brincadeiras nas poças, fomos “ver e sentir”.

Assim como o fantástico Mundo das Plantas! Como pequenos cientistas que somos, explorámos os campos à volta do colégio e da quinta. Analisámos muito bem os nossos morangueiros. A exploração e descobertas ao ar livre potenciam o desenvolvimento e o crescimento das crianças…então, vamos explorar!!! Entre flores e raízes, os nossos meninos e meninas descobriram o fantástico mundo das plantas.

]]>
Aviso de Procedimento Concursal N.º 01/2022 https://colegiocortereal.pt/aviso-de-procedimento-concursal-n-o-01-2022/ Wed, 23 Feb 2022 18:24:13 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=4083 Faça parte da nossa equipa!

Por deliberação dos órgãos sociais do Colégio Corte Real de 23 de Fevereiro de 2022, procedemos à abertura do Procedimento Concursal n.º 01/2022 destinado ao processo de recrutamento e seleção de professores de 1.º ciclo e/ou do 2.º ciclo do ensino básico.

Para mais informações, clique em baixo.

Aviso de Procedimento Concursal N.º 01/2022

]]>
Aprender com as Crianças https://colegiocortereal.pt/aprender-com-as-criancas/ Tue, 22 Feb 2022 17:55:06 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=4065 No nosso Colégio, a aprendizagem é mútua. Tanto nos ensinam as crianças que nos atrevemos a afirmar que, com elas, crescemos também.

Existem sentimentos, emoções e vontades que deixamos para trás quando crescemos. Aqui, o trabalho desenvolvido com as crianças traz aos adultos tudo aquilo que eles eventualmente esqueceram. O sonho, o medo, a diversão, a curiosidade são partes que vislumbram os nossos olhos quando observamos as crianças, com a sua simplicidade, a agarrar o que a vida lhes dá.

Assim, aprender com as crianças é o que aprendemos no Colégio Corte Real. Aprendemos a sorrir, a aproveitar todos os momentos, a cair e levantar, a amar… sem medos. Os pequenos são diretos, objetivos e não têm medo de criar, avançar e de imaginar.

É tão bom perceber que o desenvolvimento das crianças, aqui no Colégio, garante um resultado envolvente que é o nosso crescimento enquanto pessoas felizes. E completamente feliz é esta nossa aprendizagem mútua e contínua que nos leva mais além, na garantia que os nossos meninos e meninas crescem fortes e corajosos.

E…nós também!

]]>
O 2.º Ciclo vai avançar no Corte Real https://colegiocortereal.pt/o-2-o-ciclo-vai-avancar-no-corte-real/ Wed, 09 Feb 2022 16:49:29 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=4041 Vamos dar mais um passo firme na consolidação do nosso projeto educativo, abrindo portas ao mundo da descoberta do 5.º ano de escolaridade, já no próximo ano letivo 2022/2023.

Mantendo a riqueza de uma matriz sólida na experiência educativa do 1.º ciclo, potenciando o conhecimento aprofundado de cada uma das nossas crianças, explorando uma articulação permanente e bem estruturada de um modelo pedagógico e de uma equipa pedagógica comum, avançamos para a oferta do 2.º ciclo.

No Colégio Corte Real, a Matriz Curricular do 2.º Ciclo cumpre integralmente a matriz curricular-base definida pelo Ministério da Educação, (pode ser consultada aqui)  integrando na sua organização e desenvolvimento, os princípios da autonomia e flexibilidade, implementando um trabalho de integração e articulação curricular com vista ao desenvolvimento do Perfil dos Alunos CCR e consequentemente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Para mais informações, consulte este documento AQUI

]]>
Educar na Natureza com o ProjetAR no Colégio Corte Real https://colegiocortereal.pt/educar-na-natureza-com-o-projetar-no-colegio-corte-real/ Tue, 18 Jan 2022 17:26:45 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=4008 A necessidade de criar um espaço, um tempo e um lugar para refletir, investigar e partilhar conhecimento coletivo conduziu à criação do ProjetAR, desenvolvido no Colégio Corte Real pelas mãos da Educadora Fátima Cardoso.

Um projeto de investigação-ação, inserido nas temáticas do desenvolvimento, ambiente e sustentabilidade, será desenvolvido na Quinta Pedagógica do Castanheiro,  que envolve crianças e docentes que, em conjunto, formulam perguntas e procuram respostas para as problemáticas relacionadas com os temas envolventes. 

A Educadora Fátima Cardoso vai articular com a restante equipa docente e os principais agentes de mudança serão as crianças das valências da Creche e Pré Escolar. Também vamos contar com o nosso principal parceiro – as Famílias!

No domínio da curiosidade e do ímpeto exploratório, queremos estimular a criança para aquilo que a rodeia. A construção da identidade e da autoestima, o conhecimento do mundo social, físico e natural são algumas das aprendizagens que o Colégio Corte Real pretende promover com o ProjetAR, tendo em conta vários objetivos, entre os quais, perceber o significado do respeito pelos recursos da natureza, dar exemplos de boas práticas em matéria de sustentabilidade. 

São vários os domínios, objetivos e aprendizagens integrados num projeto que, globalmente, pretende ProjetAR o olhar para uma educação incorporada na Natureza. O Colégio Corte Real aposta numa educação diferenciada respeitando a evolução, interesse e motivação de cada criança, com o desafio lançado para a educação do ambiente e para a sustentabilidade, ética e cidadania.

 

]]>
2022! ESTAMOS PRONTOS! https://colegiocortereal.pt/2022-estamos-prontos/ Fri, 07 Jan 2022 17:14:53 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=4005
2022!
Que venha com tudo… Estamos prontos!
Que venham os obstáculos, desafios, as provocações, dificuldades, adversidades e contrariedades… Estamos prontos!
Que venham as competições, as disputas, os duelos, os jogos e os confrontos… Estamos prontos!
Que venham os feitos, as realizações, as façanhas, as proezas e as conquistas… Estamos prontos!
Que 2022 venha com tudo porque CONTIGO …. Estamos prontos para ir em frente!
]]>
Ampliar a oportunidade de fazer a diferença no Colégio Corte Real https://colegiocortereal.pt/ampliar-a-oportunidade-de-fazer-a-diferenca-no-colegio-corte-real/ Fri, 12 Nov 2021 23:19:34 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3919 Outorga de Contrato de Comparticipação Financeira permite criar mais 84 vagas na valência Creche

O dia foi marcado pela outorga de Contrato de Comparticipação Financeira entre o Colégio Corte Real e o Instituto da Segurança Social, na presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. A assinatura do contrato ocorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Moita, onde o Presidente, Carlos Albino, apresentou as felicitações pelo projeto.

A outorga foi realizada no âmbito do Programa PARES 2.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, e vai permitir a existência de mais 84 vagas na valência Creche do Colégio Corte Real com a “criação de mais um equipamento social e que, acima de tudo, que vai servir a população do nosso concelho!” – afirmou Diana Santos, Direção do Colégio Real.

Uma cerimónia de grande significado, com tão ilustres presenças, é um sinal de reconhecimento pelo trabalho diário em prol das nossas crianças e dos nossos jovens. Um ano e meio depois, voltamos ao encontro da Ministra do Trabalho e da Segurança Social, orgulhosos dos nossos valores e princípios que nos levam ao aumento da resposta social e, mais do que isso, à confiança das famílias que nos depositam esta necessidade de criar novas respostas sociais.

A autarquia, através do Presidente Carlos Albino, manifestou-se disponível para colaborar e estabelecer todas as parcerias que permitam servir mais e melhor a população do nosso concelho.

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, ainda destacou a superação como elemento fundamental para os desafios sociais, principalmente na aceleração das respostas.

Pertinência, capacidade de resolução de problemas, inovação e sustentabilidade são a chave da nossa missão como resposta às necessidades da comunidade, mas são as pessoas que tornam o projeto distinto. O compromisso está na continuidade e, por isso, o Colégio Corte Real colabora sempre na criação de uma nova geração de respostas sociais, em articulação com a Câmara Municipal da Moita, no sentido de suprimir as carências da comunidade. Depois de submetida uma candidatura à 3.ª Geração do PARES para uma Estrutura Residencial para apoio à Pessoa Idosa e Serviço Domiciliário, o Colégio Corte Real está a preparar um novo projeto, no âmbito do PRR, que vai permitir respostas a crianças, jovens e adultos através da formação ao longo da vida e população sénior. 

Procedeu-se à assinatura do contrato entre a direção do Colégio Corte Real, Diana Santos e Alexandre Oliveira, e a Diretora do Centro de Segurança Social de Setúbal, Luísa Malhó, seguido de um moscatel de honra preparado e servido pelos alunos da Escola Técnica Profissional da Moita.

]]>
Já começou….! https://colegiocortereal.pt/ja-comecou/ Sun, 19 Sep 2021 17:15:28 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3842 As atividades letivas já iniciaram no Colégio Corte Real, com muita animação e muita vontade de aprender.

De mochilas preparadas, chegam as nossas crianças ansiosas por começar o ano letivo e por aprender muitas coisas novas e com uma motivação que contagia os colegas, professores, educadores e funcionários. Todos trabalhamos para sentir a alegria dos nossos meninos e meninas, ao chegar ao Colégio Corte Real.

Vamos iniciar um ano letivo cheio de novos olhares e de novos sorrisos, provocados pelo bem estar promovido pela valorização de tudo o que encontramos à nossa volta. Integrados na aprendizagem estão o carinho, o apoio e o encorajamento que conduzem as crianças a um desenvolvimento saudável e a um crescimento emocional – a base para um ano letivo de sucesso.

O nosso sucesso está aqui – na FELICIDADE das nossas crianças. Desejamos a todos um excelente ano letivo!

]]>