COLÉGIO CORTE REAL https://colegiocortereal.pt Dare Communitate Wed, 23 Dec 2020 17:01:09 +0000 pt-PT hourly 1 https://colegiocortereal.pt/wp-content/uploads/2016/02/Favicon-1-45x45.png COLÉGIO CORTE REAL https://colegiocortereal.pt 32 32 Tudo a MEXER no Colégio! https://colegiocortereal.pt/tudo-a-mexer-no-colegio/ Wed, 07 Apr 2021 11:31:18 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3661 O Colégio Corte Real aposta na atividade física, não só como complemento mas como parte essencial do desenvolvimento físico e psicológico das nossas crianças.

Aqui, a atividade desportiva serve para aprender e para colocar em prática competências que vão favorecer a boa condição física das crianças. Mas a educação física não se limita à formação das aptidões físicas do aluno, destacamos a importância de uma vida saudável e de um desenvolvimento sólido.

Para nós, é essencial que as crianças adquiram hábitos de vida ativos que os afastem de uma vida sedentária. Uma vida sedentária em idade muito precoce é extremamente perigoso para o desenvolvimento da criança, podendo surgir problemas cardiovasculares e respiratórios, excesso de peso, piorar a qualidade óssea… Consideramos que a atividade física tem um impacto bastante. 

O desporto melhora o bem estar emocional numa fase em que os jovens passam por uma fase constante de mudanças a nível físico, emocional. Fortalece a condição física e melhora a socialização.

Destacamos a equipa de Desporto pela motivação que, sempre ao lado das nossas crianças, os lança para o exercício físico, recordando os seus benefícios.

Tudo a MEXER no Colégio Corte Real!

]]>
Matemática no Exterior https://colegiocortereal.pt/matematica-no-exterior/ Thu, 01 Apr 2021 09:37:05 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3643 Os meninos do Primeiro Ciclo tiveram Matemática no Exterior, fora da sala e adoraram. Nós também!

Estas atividades no exterior contribuem para o envolvimento e motivação das nossas crianças, ainda mais nas atividades de  Matemática. Aprender no exterior nunca fez tanto sentido como agora, numa época tão imprevisível como a que vivemos.

A equipa do Colégio Corte Real tem condições para proporcionar aos nossos alunos o ânimo adicional que faz com que as nossas crianças se sintam encorajadas para aprender, ao seu ritmo, com incentivo para desenvolver competências  e gosto pela aprendizagem. Agregar uma certa componente lúdica ao ensino da matemática, traz-nos manifestamente uma atitude positiva perante estas atividades específicas mas que carregam consigo um contributo para o desenvolvimento afetivas e sociais.

Um desafio lançado aos pequenos alunos que se traduziu num estímulo criativo e, sobretudo, colaborativo. Promovemos situações de aprendizagem suficientemente desafiadoras de maneira a estimular e a interessar cada uma das nossas crianças, utilizando um método pedagógico mais interativo.

As crianças precisam de aproveitar este ar livre, de conseguir aprender em todas as situações. A alegria exibida nos movimentos e nas ações dos nossos alunos prevalece sobre uma aprendizagem constante e fabricada. As crianças são seres incríveis e, quando são estimuladas e motivadas, deixam sobressair tudo aquilo que têm para dar…. Na maior parte das vezes, é surpreendentemente positivo.

Aqui,SOMOS CAPAZES!

]]>
O Lindo Entardecer https://colegiocortereal.pt/o-lindo-entardecer/ Wed, 24 Mar 2021 17:16:26 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3630 No Colégio Corte Real temos o privilégio de assistir todos os dias a este Lindo Entardecer que torna o nosso campus ainda mais bonito.

Uma mistura de cores que destaca os contrastes que a natureza permite e que nos fornece uma energia positiva, recarregável diariamente. Uma mistura de pensamentos que nos ajuda a assimilar tudo o que aconteceu hoje, para contemplar o novo amanhecer.

O Lindo Entardecer é um dos nossos diamantes vivos com que nos deparamos e que nos inspiram para uma criatividade em desenvolvimento, aprendendo com as crianças, todos os dias. A partir desta inspiração, podemos afirmar que somos apaixonados pelo nosso trabalho e, assim, damos o nosso melhor contributo para prevalecer a felicidade das nossas crianças.

O cuidado, o incentivo e a inspiração surgem-nos assim, com pequenos detalhes que nem sempre tem a atenção das pessoas. No Colégio Corte Real, todos os nossos movimentos fluem de acordo com uma abordagem sempre centrada na criança. Somos o AMANHÃ!

]]>
Chegámos ao Colégio! https://colegiocortereal.pt/chegamos-ao-colegio/ Fri, 19 Mar 2021 17:52:33 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3598 Que saudades que tínhamos de ver os espaços preenchidos com as nossas crianças, o barulho que recheia os nossos corações de alegria e animação.

Com muitas surpresas em volta, encontrámos várias casinhas de madeira para desenvolver ainda mais a nossa imaginação e para brincar com os nossos amigos. A Quinta Pedagógica do Castanheiro e os seus animais, juntamente com um sol radiante, permitiram várias tardes de pleno divertimento numa semana bem disposta e cheia de dinamismo.

Pelo meio do campo, os pequenos artistas encontraram uma excelente forma de comemorar o Dia do Pai com várias construções, utilizando os materiais que a Natureza nos dá. Um “árduo” trabalho que se converteu num postal que todos os pais irão receber.

A ideia da escultura coletiva tem também na base a vontade de darmos ao pai aquilo que ele mais precisa, nesta fase,  saber que os seus filhos estão bem, ou seja:

“Gostamos de estar aqui, estamos bem, estamos com os nossos amigos, brincamos  ao ar livre e construímos esta peça todos juntos só para ti!!”

FELIZ DIA DO PAI!

]]>
Vamos Construir um Animal da Nossa Quinta? https://colegiocortereal.pt/vamos-construir-um-animal-da-nossa-quinta/ Wed, 03 Mar 2021 16:55:59 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3561 Os animais da Quinta Pedagógica do Castanheiro sentem a falta das nossas crianças, do barulho, das reações e dos miminhos. E as nossas crianças também.

Por isso, a Carla lançou o desafio aos seus meninos e meninas para construírem, com os materiais que têm em casa, algo parecido com os animais que estão na quinta. Assim, as saudades não apertam tanto.

Todos aceitaram o desafio e todas as famílias se puseram a mexer. Foi com grande ânimo que recebemos os trabalhos destacados pela criatividade e sustentabilidade, uma vez que foram utilizados, na sua maioria, materiais recicláveis.

É muito importante que todas as crianças se mantenham ativas e divertidas e as nossas educadoras fazem por isso. Pretendemos trabalhar para que a situação em que nos encontramos não se torne um obstáculo mas sim uma porta aberta para a criatividade e para adaptação de diferentes circunstâncias.

]]>
Fique em Casa… JÁ! https://colegiocortereal.pt/fique-em-casa-ja/ Fri, 22 Jan 2021 17:24:21 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3515 A Escola Técnica Profissional da Moita e o Colégio Corte Real, na sequência da publicação do Decreto n.º 3 – C/2021 de 22 de janeiro, e seguindo as recomendações gerais do combate aos números da pandemia, suspenderam as atividades letivas até ao dia 5 de fevereiro.

Mais uma oportunidade coletiva para combater os números assustadores, consequentes da evolução pandémica da COVID-19 no nosso país. Uma suspensão da atividade… mas não do esforço contínuo de minimizar os danos de mais um confinamento, exigente mas necessário.

Fique em Casa…JÁ! Não faça exceções…. A regra é clara, proteção é a palavra de ordem. Embora fisicamente afastados, reforçamos a ideia de que estamos juntos nesta batalha, fortalecendo os laços que formam a nossa EQUIPA, seguindo o caminho pautado pela entreajuda e pelo empenho.

]]>
O NOSSO RETRATO https://colegiocortereal.pt/3507-2/ Wed, 06 Jan 2021 17:36:09 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3507 Estamos juntos a iniciar uma nova viagem, uma nova oportunidade de fazer a diferença nas vidas das nossas crianças e jovens.

Nesta jornada é importante recordar que cabe a cada um de nós, nas coisas mais simples do nosso dia a dia, construir essa diferença. O ato de dizer bom dia, um pedido de licença e um simples obrigado podem fazer a diferença nos nossos dias. Continuar a fazer o esforço de planear a nossa ação em equipa potencia, também, transformações mais robustas na nossa comunidade.

Manter, preservar e estimular os nossos ambientes de aprendizagem são também um objetivo que não podemos perder de vista. Os nossos espaços exteriores, os espaços comuns e partilhados, as nossas salas e laboratórios são, sempre, reflexo do que somos, individualmente e em conjunto.

Potenciar os muitos recursos que temos no campus e conseguir comunicar os mesmos junto das nossas famílias é, também, um exercício relevante no qual todos nos devemos de empenhar. Temos pessoas fantásticas, recursos excelentes que, na fugacidade do dia a dia, deixamos de os observar. Como escreveu Saramago n’O Ensaio Sobre a Cegueira: “Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara”. Vamos reparar mais em nós e neste micro clima fantástico que temos vindo a construir.

É certo de que continuaremos em pandemia e, por isso, a nossa prioridade continuará a ser, todos os dias, um firme compromisso com as questões sanitárias sem comprometer a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Temos boas lições deste 1.º período letivo que nos permitem desenhar uma experiência educativa na ETPM & CCR com novos desafios, mas a mesma segurança. E para pensarmos esta nova oportunidade que é o 2º período importa fazer um retrato da nossa comunidade.

Assim, inauguramos a partilha de um novo instrumento, que passará a ser disponibilizada no final do 1.º período de cada ano letivo, que se consubstancia numa infografia que nos fornece os nossos principais dados e indicadores, nomeadamente:

– Quantos somos?;

– De onde vimos?;

– Oferta Formativa/Educativa em funcionamento;

– O nosso campus;

– Principais indicadores;

– Sucesso Educativo;

– Informações gerais.

Partilhamos a nossa primeira infografia – O NOSSO RETRATO – convidando todos para a sua leitura. Iniciamos este ano de 2021 com mais resiliência. Aprendemos com as nossa experiências anteriores e estamos atentos em novas oportunidades. Temos novos projetos, tanto para a ETPM como para o CCR, a iniciar a breve trecho que nos dão garantias de continuidade, e aumento, da nossa atividade criando valor para todos como sempre o conseguimos fazer desde o ano letivo 2006/2007, quando iniciamos a nossa atividade.

história de sucesso dos nossos projetos é o sucesso individual de cada um de nós. Da nossas frustrações, das nossas conquistas, da nossa resiliência e do nosso compromisso e vontade em co construir projetos de vida com cada elemento desta nossa grande comunidade.

Juntos vamos continuar a dar o nosso melhor, pois só assim faz sentido estar em Educação!

O Conselho Diretivo ETPM & Direção CCR

Alexandre Oliveira, Diana Santos, Guilherme Rocha & Rita Monteiro

]]>
Boas Festas! https://colegiocortereal.pt/boas-festas/ Wed, 23 Dec 2020 16:57:53 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3477 O Colégio Corte Real deseja Boas Festas…

Em tempo de reflexão, no término de um ano que nunca mais iremos esquecer, pela saudade dos abraços, dos sorrisos, do calor humano, desejamos a todos um Santo Natal e um Feliz Ano Novo.

Nesta pesada bagagem de 2020, levamos várias lições e desafios, intensas aprendizagens e valores esquecidos que agora são relembrados.  Nesta pesada bagagem de 2020, levamos também o fortalecimento dos laços de amizade e companheirismo. Levamos a consolidação de uma forte estrutura que não quebra, graças ao poder de cada um de nós. Uma pesada bagagem que nos prepara, que nos dá o empurrão, que nos dá a confiança necessária para avançarmos.

Que o próximo ano nos conduza à supremacia dos nossos valores, ao enaltecimento das nossas capacidades e ao prazer, alegria e satisfação por todas as vitórias que nos esperam.

Assim será…!

]]>
Família e Amigos Presentes! https://colegiocortereal.pt/familia-e-amigos-presentes/ Thu, 10 Dec 2020 16:32:27 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3462 Neste Natal, o melhor Presente seria estar Presente….estar junto dos amigos e da família. Mas as nossas crianças não se deixam abater… Não, Senhora!

A sua alegria é transmitida de várias formas, através de desenhos, de música, pintura, colagens…. e tantas outras coisas. Como não podemos estar juntos, vamos desenhar todos aqueles que gostaríamos de trazer até nós.  Com muita criatividade, as crianças do Colégio Corte Real criam enfeites de Natal e penduram pelas instalações interiores e exteriores. Ainda constroem as suas árvores de Natal, de forma sustentável e dinâmica. Conseguem ainda ajudar quem precisa com a Recolha de Bens essenciais.

Entre miminhos, produzidos por todos, construções e canções, também temos tempo de assistir a um teatro “Ao Som do Algodão”, na próxima semana, com “histórias e canções para gente que gosta de sonhar”.

As nossa crianças vivem os sonhos e , com isso, transmitem-nos a sua alegria em tudo o que fazem.

O Natal vem aí…e surpresas também!

]]>
O Tempo de Estudo Autónomo https://colegiocortereal.pt/o-tempo-de-estudo-autonomo/ Mon, 23 Nov 2020 17:39:12 +0000 https://colegiocortereal.pt/?p=3434 O Tempo de Estudo Autónomo (TEA) é um momento de trabalho diário na nossa sala.

É um tempo de treino, estudo e superação de dificuldades. É um momento em que responsabilidade e autonomia são as palavras de ordem e sempre que precisamos de ajuda, temos de nos suportar no nosso grupo, pedir ajuda a um colega, avançar para a tarefa seguinte e respeitar o plano de trabalho para aquele momento. Quando o professor está a trabalhar com um colega, já sabemos que não podemos interromper! Este ano, o registo “preciso de ajuda” tem sido uma forma organizada de escrever as nossas dúvidas, ao mesmo tempo que tem permitido uma melhor gestão do tempo de apoio do professor, porque, entre todos, combinamos quem vai ajudar quem.

Começámos o tempo de estudo autónomo num registo coletivo. Foi importante para nos reorganizarmos como grupo e percebermos quais os propósitos do TEA na nossa sala. Os momentos de balanço semanais foram essenciais para reforçar o sentido de responsabilidade e construir um referencial comum de como devemos trabalhar em TEA. Ao longo de quatro semanas analisámos o gráfico correspondente ao trabalho realizado e registámos conclusões. 

Nem todos terminaram as tarefas do TEA (R.G.)

Melhorámos em comparação com a semana anterior e mais meninos terminaram as tarefas na sala (M.N.)

Ainda há meninos que se esquecem de assinalar as X quando fazem as tarefas. Temos de assinalar logo (G.M.)

Eu preciso aproveitar melhor o tempo na sala para terminar todos os trabalhos aqui (G.C.) 

Na quinta-feira achei que não ia conseguir terminar o cálculo mental mas depois esforcei-me e consegui (A.R.)

Quando precisamos terminar tarefas em casa temos de levar todos os materiais para casa (T.A.)

Esta semana conseguimos aproveitar melhor o tempo (G.G.)

Estes são momentos de constatação, de prestação de contas ao grupo e de tomada de consciência, em que cada um se dispõe a superar-se e a evoluir nas aprendizagens. Os instrumentos de pilotagem permitem esta reflexão e ajudam-nos na regulação do grupo, dando-nos uma visão coletiva das produções da turma: os ficheiros realizados, os livros lidos, os textos escritos e tantas outras tarefas.

Nesta fase, já nos organizamos em tempo de estudo autónomo com base num plano individual de trabalho (PIT). Este é um instrumento que cresce com o grupo, acomodando diferentes momentos do trabalho realizado ao longo de cada semana: a minha tarefa, os meus compromissos, as apresentações de produções que fiz ou as pesquisas que realizei. 

Estamos a crescer uns com os outros e a progredir no currículo. Crescemos mais num ambiente em que a aprendizagem se constrói a partir do que já sabemos, em cooperação.

Isa Gomes & Andreia Bernardo

 

]]>