• HOME
  • CONCEITO
    • QUEM SOMOS
    • EQUIPA
    • MISSÃO E VALORES
    • PROJETO EDUCATIVO
    • REGULAMENTO INTERNO
  • INSTALAÇÕES
    • CRECHE TEJO
    • CRECHE SADO
    • PRÉ-ESCOLAR
    • 1.º CICLO EB
    • 2.º CICLO EB
    • 3.º CICLO EB
    • BIBLIOTECA
    • EXTERIOR
    • OUTROS ESPAÇOS
    • QTA PEDAGÓGICA CASTANHEIRO
  • OFERTA EDUCATIVA
    • PRÉ-INSCRIÇÕES
    • BERÇÁRIO
    • CRECHE
    • PRÉ-ESCOLAR
    • 1.º CICLO ENSINO BÁSICO
    • 2.º CICLO ENSINO BÁSICO
    • 3.º CICLO ENSINO BÁSICO
    • AT. EXTRA CURRICULARES
    • AT. ENRIQ. CURRICULAR
  • NOTÍCIAS
  • CANDIDATURAS
  • DOCUMENTOS
  • CONTACTOS
1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Pré-Inscrição

 
Descrição
Edifício e Equipamento Escolar
Ação Pedagógica
Matriz Curricular
A oferta do 1.º ciclo do ensino básico conta praticamente com uma década de experiência consolidada, desde o ano letivo 2014-2015. Uma resposta diferenciadora no território e que se destaca por uma forma de fazer aprender que potencia o conhecimento aprofundado de cada uma das nossas crianças, explorando uma articulação permanente e bem estruturada de um modelo pedagógico e de uma equipa pedagógica multidisciplinar. A nossa missão é clara, traçar um caminho de co-construção de crianças curiosas, solidárias, responsáveis e que sejam capazes de dar o seu melhor contributo para um mundo em constante mudança. E queremos fazê-lo apostando cada vez mais e melhor na criação e organização de ambientes de aprendizagem motivantes, desafiadores e inclusivos. É nosso compromisso, com cada uma das famílias, criar e explorar todas as condições para que no Colégio Corte Real se construam gerações comprometidas com os outros e com os contextos que os rodeiam.  Fazedores dos seus sonhos, fazedores de uma comunidade inclusiva e de um mundo mais sustentável e solidário. Queremos crianças que se tornem cidadãos com conhecimentos sólidos nas diferentes áreas disciplinares, mas que façam a diferença na sua própria vida e na vida dos outros! Agir no dia-a-dia, agir com o grupo de aprendizagem, agir na comunidade escolar. Cooperar e colaborar, com cada vez mais autonomia e responsabilidade.
- Edifício Tejo 1.º Ciclo e Edifício Este Salas de aula equipadas com quadro interativo e acesso à internet Espaços comuns, de estudo, trabalho de aprendizagem colaborativo, lazer e refeições, recreio exterior, com relva sintética; - Laboratório de Ciências - Quinta Pedagógica - Oficina de Artes - Laboratório de Artes e Expressões - Biblioteca - Pavilhão Desportivo, campo polidesportivo e campo de relvado sintético
No Colégio Corte Real queremos criar as condições para que todas as nossas crianças sejam curiosas, solidárias, empáticas e responsáveis, que sejam capazes de dar o seu melhor contributo para um mundo em constante mudança e que façam a diferença na sua própria vida e na vida dos outros. Para tal, os conhecimentos das diferentes áreas, para serem efetivamente aprendidos, têm que ser postos em prática, através de rotinas, experiências, projetos e desafios onde as crianças são incentivadas, a explorar e desenvolver, de forma intencional e regular,  a sua capacidade de: comunicar e colaborar; pensar criticamente e criativamente; serem autónomos e responsáveis; resolver problemas e Inovar; crescer como cidadãos ativos e agentes de mudança e transformação; aprender ao longo da vida. No dia-a-dia, em todas as áreas curriculares, a criança/jovem participa e desenvolve um processo de aprendizagem caracterizado pelos seguintes momentos e métodos:
  •  Organização e gestão cooperada em conselho;
  •  Trabalho de aprendizagem curricular por projetos cooperativos;
  •  Trabalho curricular comparticipado;
  •  Apresentação de produções;
  •  Trabalho autónomo e apoio à diferenciação;
A abordagem pedagógica é transversal e inspira-se nos fundamentos base do Movimento da Escola Moderna. Entre a Creche e o Pré-escolar, estão lançados os alicerces centrais para a regulação das relações e das aprendizagens. Os instrumentos de regulação mais simples surgem, logo na Creche, como por exemplo o “Mapa de Presenças”. Outros, de maior complexidade, surgem já na valência do Pré-escolar como o “Mostrar e Contar” e  o “Diário de Grupo”, todos eles já do vosso conhecimento. No 1º Ciclo, a lógica é, acima de tudo, de continuidade. A aprendizagem é vivida e explorada não só na sala de aula, mas também:
  • Horta Pedagógica de Sala e/ou Horta na Quinta Pedagógica;
  • Laboratório de Ciências;
  • Oficina de Artes;
  • Copa, Refeitório e Cozinha de Aplicação, para a implementação de rotinas de confeção e preparação de refeições;
  •  Biblioteca
  • Laboratório de Artes e Expressões
  • Pavilhão desportivo, campo polidesportivo, campo de relva sintética.
Aprender a ler e escrever no Colégio Corte Real Uma coisa é certa, todas as crianças aprendem a ler! No Colégio Corte Real a abordagem à escrita e leitura começa a trabalhar-se na Creche, investindo em ambientes em que a escrita está presente e se torna familiar e em que a oralidade é estimulada. No Pré-escolar, a criança expressa cada vez mais as suas opiniões e vivências e é autora da sua própria escrita, que começa por ser gráfica/pictórica. Todas as crianças são incentivadas a escrever livremente, sem medo do erro. O erro é bem-vindo, como experiência rica em aprendizagem. É porque a criança arrisca que faz novas descobertas. Do ponto de vista prático, significa que o seu filho aprenderá a ler e escrever de uma forma diferente da sua. Aprenderá a partir dos textos produzidos individual e coletivamente. O Livro de Leitura, que será construído pelos próprios alunos,  será o seu principal aliado. A aprendizagem consistente da escrita e da leitura acontece ao longo de dois anos. Cabe ao professor respeitar o ritmo de cada aluno e identificar as estratégias que mais se adequam. Os alunos do 1.º ciclo do Colégio Corte Real relacionam-se com a seguinte organização da equipa pedagógica: - Professor Titular: de entre os professores das diferentes áreas disciplinares, o professor titular é a figura de referência do grupo-turma na organização e gestão cooperada em conselho de cooperação educativa. É responsável por promover e dinamizar a colaboração entre a equipa pedagógica no processo de organização e desenvolvimento curricular inter e multidisciplinar, bem como na articulação necessária para a orientação do apoio à diferenciação pedagógica, para cada uma das crianças. É também a figura de referência na relação com os encarregados de educação; - Equipa Pedagógica Multidisciplinar:  Professor de Inglês Professor de Ciências Experimentais Professor de Desporto Professor de Música Professor de Dança Psicóloga Professor de apoio à diferenciação
No Colégio Corte Real, a Matriz Curricular do 1.º Ciclo cumpre integralmente a matriz curricular-base definida pelo Ministério da Educação, que pode ser consultada aqui: https://files.diariodarepublica.pt/1s/2018/07/12900/0292802943.pdf - Anexo I, integrando na sua organização e desenvolvimento, os princípios da autonomia e flexibilidade, implementando um trabalho de integração e articulação curricular com vista ao desenvolvimento do Perfil dos Alunos CCR e consequentemente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Conselho de Cooperação e Cidadania e Desenvolvimento Português Inglês  Estudo do Meio Matemática Ciências Experimentais T.I.C Artes Visuais Expressão Dramática Dança Música Desporto Tempo de Estudo Autónomo (para todas as áreas disciplinares)
  • HOME
  • CONCEITO
    • Quem Somos
    • Equipa
    • Missão e Valores
    • Projeto Educativo
    • Regulamento Interno
  • INSTALAÇÕES
    • Creche Tejo
    • Creche Sado
    • Pré-Escolar
    • 1.º Ciclo do EB
    • 2.º Ciclo do EB
    • 3.º Ciclo do EB
    • Biblioteca
    • Exterior
    • Outros Espaços
    • Qta Pedgógica Castanheiro
  • OFERTA EDUC.
    • Pré-Inscrições
    • Berçário
    • Creche
    • Pré-Escolar
    • 1.º Ciclo do EB
    • 2.º Ciclo do EB
    • 3.º Ciclo do EB
    • At. Extra Curriculares
    • AT. Enriq. Curricular
  • NOTÍCIAS
  • CANDIDATURAS
  • DOCUMENTOS
  • CONTACTOS

Ⓒ Colégio Corte Real - Dare Communitate - Política de Privacidade