3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
O Colégio Corte Real prossegue o seu caminho de diferenciação e identidade única na região, dando início ao ao 3.º ciclo, já no próximo ano letivo 2024/2025.
Mantendo a riqueza de uma matriz sólida na experiência educativa do 1.º ciclo e do 2.º ciclo, potenciando o conhecimento aprofundado de cada uma das nossas crianças, abrindo portas a jovens e famílias que pela primeira vez queiram fazer parte do nosso projeto educativo, explorando uma articulação permanente e bem estruturada de um modelo pedagógico e de uma equipa pedagógica comum, avançamos para a oferta do 3.º ciclo.
A nossa missão é clara, continuar um caminho de co-construção de jovens curiosos, solidários, responsáveis e que sejam capazes de dar o seu melhor contributo para um mundo em constante mudança.
E queremos fazê-lo apostando cada vez mais e melhor na criação e organização de ambientes de aprendizagem motivantes, desafiadores e inclusivos.
Iremos para além da sala de aula e onde o laboratório, a quinta pedagógica, a cozinha experimental, a oficina, a vila, o rio e a sala de espetáculos serão espaços e tempos de aprendizagem tão ou mais ricos.
É nosso compromisso, com cada uma das famílias, criar e explorar todas as condições para que no Colégio Corte Real se construam gerações de fazedores.
Fazedores dos seus sonhos, fazedores de uma comunidade inclusiva e de um mundo mais sustentável e solidário. Queremos jovens que se tornem cidadãos com conhecimentos sólidos nas diferentes áreas disciplinares, mas que façam a diferença na sua própria vida e na vida dos outros! Agir no dia-a-dia, agir com o grupo de aprendizagem, agir na comunidade escolar e agir no território.
- Edifício Sado Piso 0:
Salas de aula equipadas com quadro interativo e acesso à internet
Espaços comuns, de estudo, trabalho de aprendizagem colaborativo, lazer e refeições, recreio exterior, com relva sintética e esplanada;
- Laboratório de Ciências
- Quinta Pedagógica
- Oficina de Artes
- Laboratório de Artes e Expressões
- Biblioteca
- Pavilhão Desportivo, campo polidesportivo e campo de relvado sintético
No Colégio Corte Real queremos criar as condições para que todas as nossas crianças e jovens sejam curiosos, solidários, empáticos e responsáveis, que sejam capazes de dar o seu melhor contributo para um mundo em constante mudança e que façam a diferença na sua própria vida e na vida dos outros.
Para tal, os conhecimentos das diferentes áreas, para serem efetivamente aprendidos, têm que ser postos em prática, através de rotinas, experiências, projetos e desafios onde as crianças e os jovens são incentivados, a explorar e desenvolver, de forma intencional e regular, a sua capacidade de:
comunicar e colaborar;
pensar criticamente e criativamente;
serem autónomos e responsáveis
resolver problemas e Inovar;
crescer como cidadãos ativos e agentes de mudança e transformação;
aprender ao longo da vida.
No dia-a-dia, em todas as áreas curriculares, o jovem participa e desenvolve um processo de aprendizagem caracterizado pelos seguintes momentos e métodos:
- Organização e gestão cooperada em conselho;
- Trabalho de aprendizagem curricular por projetos cooperativos;
- Trabalho curricular comparticipado;
- Apresentação de produções;
- Trabalho autónomo e apoio à diferenciação;
- Visitas de estudo: visitas de estudo ou visitas de campo pelo menos uma vez por mês. Estas visitas, relacionadas com o desenvolvimento das aprendizagens essenciais previstas no currículo, permitem um contacto com diferentes realidades e contextos que podem ser potenciadoras de aprendizagens mais significativas.
- Workshop temáticos: com especialistas, sobre diversos temas e técnicas, são um dos objetivos para o desenvolvimento do 3.º Ciclo. Estes workshop terão uma frequência mensal e podem estar relacionados com interesses dos jovens ou poderão ser provocações positivas por parte da equipa pedagógica, relacionadas com as aprendizagens previstas no currículo, mas mais uma vez, apresentadas e exploradas de uma forma diferente e com outros agentes educativos, que podem ser inclusivamente pais e familiares dos alunos.
- Existem outras disciplinas e mais professores?
- Como vai ser o horário? Têm tempos específicos para cada disciplina?
- Como será a avaliação a partir do 7.º ano? Existem provas de aferição no 3.º ciclo?
- Mais professores;
- Mais espaços e contextos educativos;
- Maior intervenção nos diferentes contextos;
- Maior complexidade das competências a desenvolver - conhecimentos, capacidades e atitudes;
- Aprendizagem de uma 2.ª língua estrangeira;
No Colégio Corte Real, a Matriz Curricular do 3.º Ciclo cumpre integralmente a matriz curricular-base definida pelo Ministério da Educação, pode ser consultada aqui: https://files.diariodarepublica.pt/1s/2018/07/12900/0292802943.pdf - Anexo III, integrando na sua organização e desenvolvimento, os princípios da autonomia e flexibilidade, implementando um trabalho de integração e articulação curricular com vista ao desenvolvimento do Perfil dos Alunos CCR e consequentemente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Tutoria de Turma: Conselho de Cooperação e Cidadania e Desenvolvimento
Português, Inglês, Espanhol
História, Geografia
Matemática
Ciências Naturais, Física e Química
T.I.C
Educação Visual
Complemento à Educação Artística
Educação Física
Tempo de Estudo Autónomo (para todas as áreas disciplinares)