• HOME
  • CONCEITO
    • QUEM SOMOS
    • EQUIPA
    • MISSÃO E VALORES
    • PROJETO EDUCATIVO
    • REGULAMENTO INTERNO
  • INSTALAÇÕES
    • CRECHE TEJO
    • CRECHE SADO
    • PRÉ-ESCOLAR
    • 1.º CICLO EB
    • 2.º CICLO EB
    • 3.º CICLO EB
    • BIBLIOTECA
    • EXTERIOR
    • OUTROS ESPAÇOS
    • QTA PEDAGÓGICA CASTANHEIRO
  • OFERTA EDUCATIVA
    • PRÉ-INSCRIÇÕES
    • BERÇÁRIO
    • CRECHE
    • PRÉ-ESCOLAR
    • 1.º CICLO ENSINO BÁSICO
    • 2.º CICLO ENSINO BÁSICO
    • 3.º CICLO ENSINO BÁSICO
    • AT. EXTRA CURRICULARES
    • AT. ENRIQ. CURRICULAR
  • NOTÍCIAS
  • CANDIDATURAS
  • DOCUMENTOS
  • CONTACTOS
3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Pré-Inscrição

 
Descrição
Edifício e Equipamento Escolar
Ação Pedagógica
Matriz Curricular
O Colégio Corte Real prossegue o seu caminho de diferenciação e identidade única na região, dando início ao ao 3.º ciclo,  já no próximo ano letivo 2024/2025. Mantendo a riqueza de uma matriz sólida na experiência educativa do 1.º ciclo e do 2.º ciclo, potenciando o conhecimento aprofundado de cada uma das nossas crianças, abrindo portas a jovens e famílias que pela primeira vez queiram fazer parte do nosso projeto educativo, explorando uma articulação permanente e bem estruturada de um modelo pedagógico e de uma equipa pedagógica comum, avançamos para a oferta do 3.º ciclo. A nossa missão é clara, continuar um caminho de co-construção de jovens curiosos, solidários, responsáveis e que sejam capazes de dar o seu melhor contributo para um mundo em constante mudança. E queremos fazê-lo apostando cada vez mais e melhor na criação e organização de ambientes de aprendizagem motivantes, desafiadores e inclusivos.  Iremos para além da sala de aula e onde o laboratório, a quinta pedagógica, a cozinha experimental, a oficina, a vila, o rio e a sala de espetáculos serão espaços e tempos de aprendizagem tão ou mais ricos. É nosso compromisso, com cada uma das famílias, criar e explorar todas as condições para que no Colégio Corte Real se construam gerações de fazedores.  Fazedores dos seus sonhos, fazedores de uma comunidade inclusiva e de um mundo mais sustentável e solidário. Queremos jovens que se tornem cidadãos com conhecimentos sólidos nas diferentes áreas disciplinares, mas que façam a diferença na sua própria vida e na vida dos outros! Agir no dia-a-dia, agir com o grupo de aprendizagem, agir na comunidade escolar e agir no território.
- Edifício Sado Piso 0: Salas de aula equipadas com quadro interativo e acesso à internet Espaços comuns, de estudo, trabalho de aprendizagem colaborativo, lazer e refeições, recreio exterior, com relva sintética e esplanada; - Laboratório de Ciências - Quinta Pedagógica - Oficina de Artes - Laboratório de Artes e Expressões - Biblioteca - Pavilhão Desportivo, campo polidesportivo e campo de relvado sintético
No Colégio Corte Real queremos criar as condições para que todas as nossas crianças e jovens sejam curiosos, solidários, empáticos e responsáveis, que sejam capazes de dar o seu melhor contributo para um mundo em constante mudança e que façam a diferença na sua própria vida e na vida dos outros. Para tal, os conhecimentos das diferentes áreas, para serem efetivamente aprendidos, têm que ser postos em prática, através de rotinas, experiências, projetos e desafios onde as crianças e os jovens são incentivados, a explorar e desenvolver, de forma intencional e regular,  a sua capacidade de: comunicar e colaborar; pensar criticamente e criativamente; serem autónomos e responsáveis resolver problemas e Inovar; crescer como cidadãos ativos e agentes de mudança e transformação; aprender ao longo da vida. No dia-a-dia, em todas as áreas curriculares, o jovem participa e desenvolve um processo de aprendizagem caracterizado pelos seguintes momentos e métodos:
  •  Organização e gestão cooperada em conselho;
  •  Trabalho de aprendizagem curricular por projetos cooperativos;
  •  Trabalho curricular comparticipado;
  •  Apresentação de produções;
  •  Trabalho autónomo e apoio à diferenciação;
  •  Visitas de estudo: visitas de estudo ou visitas de campo pelo menos uma vez por mês. Estas visitas, relacionadas com o desenvolvimento das aprendizagens essenciais previstas no currículo, permitem um contacto com diferentes realidades e contextos que podem ser potenciadoras de aprendizagens mais significativas.
  • Workshop temáticos: com especialistas, sobre diversos temas e técnicas, são um dos objetivos para o desenvolvimento do 3.º Ciclo. Estes workshop terão uma frequência mensal e podem estar relacionados com interesses dos jovens ou poderão ser provocações positivas por parte da equipa pedagógica, relacionadas com as aprendizagens previstas no currículo, mas mais uma vez, apresentadas e exploradas de uma forma diferente e com outros agentes educativos, que podem ser inclusivamente pais e familiares dos alunos.
Do 2.º ciclo para o 3.º ciclo Cada transição ou mudança traz consigo algumas dúvidas, mas também oferece oportunidades, novos desafios e muitas descobertas. Provavelmente as maiores dúvidas, na transição do 2.º ciclo para o 3.º ciclo, gravitam em torno das seguintes questões:
  • Existem outras disciplinas e mais professores?
  • Como vai ser o horário? Têm tempos específicos para cada disciplina?
  • Como será a avaliação a partir do 7.º ano? Existem provas de aferição no 3.º ciclo?
Antes de responder a estas e outras questões, importa realçar aspetos que são determinantes para o sentimento de confiança e tranquilidade que queremos criar nos nossos jovens e famílias, durante este processo de transição. Destacamos: - A implementação de um modelo pedagógico comum entre ciclos e valências; - Uma equipa Pedagógica comum: com um conhecimento consistente sobre o percurso escolar de cada aluno, respeitando as especificidades e ritmos de aprendizagem de cada um, tendo em vista o seu sucesso; - No mesmo campus escolar, mas aprendendo numa maior diversidade de espaços; O que é diferente no 3.º Ciclo?
  • Mais professores;
  • Mais espaços e contextos educativos;
  • Maior intervenção nos diferentes contextos;
  • Maior complexidade das competências a desenvolver - conhecimentos, capacidades e atitudes;
  • Aprendizagem de uma 2.ª língua estrangeira;
Os alunos do 3.º ciclo do Colégio Corte Real relacionam-se com a seguinte organização da equipa pedagógica: - Tutor de Turma: de entre os professores das diferentes áreas disciplinares, o tutor de turma é a figura de referência do grupo-turma na organização e gestão cooperada em conselho de cooperação educativa. É responsável por promover e dinamizar a colaboração entre a equipa pedagógica no processo de organização e desenvolvimento curricular inter e multidisciplinar, bem como na articulação necessária para a orientação do apoio à diferenciação pedagógica, para cada uma das crianças. É também a figura de referência na relação com os encarregados de educação. - A Equipa Pedagógica Multidisciplinar - conselho de turma e outros profissionais:  Professor de Português*; Professor de História; Professor de Geografia; Professor de Inglês*;  Professor de 2.ª Língua estrangeira*; Professor de Matemática; Professor de Ciências Naturais; Professor de Físico-Química; Professor de Desporto; Professor de Educação Visual e Tecnológica*; Professor Complemento à Educação Artística*; Responsável pela dinamização de Cidadania e Desenvolvimento*; Professores responsáveis pelo desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação*; Psicóloga; Professor de apoio à diferenciação *Um professor pode desenvolver mais do que uma área disciplinar, de acordo com as suas habilitações.
No Colégio Corte Real, a Matriz Curricular do 3.º Ciclo cumpre integralmente a matriz curricular-base definida pelo Ministério da Educação, pode ser consultada aqui: https://files.diariodarepublica.pt/1s/2018/07/12900/0292802943.pdf - Anexo III, integrando na sua organização e desenvolvimento, os princípios da autonomia e flexibilidade, implementando um trabalho de integração e articulação curricular com vista ao desenvolvimento do Perfil dos Alunos CCR e consequentemente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Tutoria de Turma: Conselho de Cooperação e Cidadania e Desenvolvimento Português, Inglês, Espanhol História, Geografia Matemática Ciências Naturais, Física e Química T.I.C Educação Visual Complemento à Educação Artística Educação Física Tempo de Estudo Autónomo (para todas as áreas disciplinares)
  • HOME
  • CONCEITO
    • Quem Somos
    • Equipa
    • Missão e Valores
    • Projeto Educativo
    • Regulamento Interno
  • INSTALAÇÕES
    • Creche Tejo
    • Creche Sado
    • Pré-Escolar
    • 1.º Ciclo do EB
    • 2.º Ciclo do EB
    • 3.º Ciclo do EB
    • Biblioteca
    • Exterior
    • Outros Espaços
    • Qta Pedgógica Castanheiro
  • OFERTA EDUC.
    • Pré-Inscrições
    • Berçário
    • Creche
    • Pré-Escolar
    • 1.º Ciclo do EB
    • 2.º Ciclo do EB
    • 3.º Ciclo do EB
    • At. Extra Curriculares
    • AT. Enriq. Curricular
  • NOTÍCIAS
  • CANDIDATURAS
  • DOCUMENTOS
  • CONTACTOS

Ⓒ Colégio Corte Real - Dare Communitate - Política de Privacidade