O Pré-Escolar ocupa um espaço amplo e iluminado com 6 salas e uma zona central polivalente destinada a atividades em grande grupo, seja a roda de acolhimento da manhã, as atividades de expressão motora e dramática, os lanches de boas vindas aos pais ou a expressão plástica em larga escala.
Todas as salas são equipadas com quadros interativos com acesso à internet, mobiliário adaptado à faixa etária que possibilita a organização da sala em função da situação específica de aprendizagem – por áreas de brincadeira e trabalho, de repouso e leitura, de jogos de mesa, de faz de conta e de experimentação.
O recreio, local de todas as aventuras, oferece inúmeras possibilidades e experiências.
O Pré-Escolar beneficia de um conjunto de equipamentos decorrentes do facto de se situar no Campus da Escola Técnica e Profissional da Moita.
O pavilhão gimnodesportivo e dois campos desportivos exteriores, um polidesportivo e outro relvado, garantem as melhores condições para a prática da atividade física e motora no verão e inverno.
Cada grupo tem a dimensão máxima de 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade.
Neste sentido, a nossa abordagem ancora no desenvolvimento de projetos sugeridos pelo grupo, através dos quais desenvolvem a capacidade de pesquisa e resolução de problemas, de pensar criticamente, de integrar novos conhecimentos, atitudes e experiências, respeitando a opinião do outro e comunicando, com clareza, a sua.
A organização de toda a atividade é determinada em função das necessidades do aluno, das rotinas (ainda muito presentes) e dos projetos em execução. Para tal concorre toda a equipa – educadora e auxiliar – bem como, professores da oferta curricular complementar que, no quadro do desenvolvimento de um projeto conjunto, exploram novas formas de expressão – motora, musical, novos idiomas e científica.
A avaliação, integrada nas vivências do quotidiano e tendo como documentos de referências as Orientações Curriculares para o Pré-Escolar e sua operacionalização através das Metas de Aprendizagem, é considerada como um momento central no processo de crescimento, numa perspetiva de reflexão e melhoria constante.