O Colégio Corte Real – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL nasce a partir da vontade de um conjunto de pessoas já dedicadas às questões da educação e formação de crianças, jovens e adultos que fazem parte da equipa da Escola Técnica Profissional da Moita e que aspiram à criação de uma resposta social com valor acrescentado para toda a comunidade, maximizando as sinergias existentes no contexto onde o Colégio Corte Real se insere.
Estas sinergias permitem potenciar a missão do Colégio, aprendendo a Ser, a Conhecer, a Fazer e a Viver Juntos, através de um ambiente equilibrado e estável, favorável ao crescimento físico, emocional e educativo da criança com recurso a práticas pedagógicas orientadas para o sucesso educativo e para o equilíbrio do desenvolvimento integral das mesmas.
A conquista deste objetivo operacionaliza-se através de princípios pedagógicos, organizacionais, comunicacionais e relacionais transversais a todas as valências que caracterizam, no seu todo, a forma como olhamos para a missão de educar.
- A organização de todo o trabalho do Colégio gravita em torno do aluno, de forma a ajuda-lo a construir o seu próprio conhecimento e a alicerçar o seu próprio projeto de vida. O papel do professor, neste processo, é de facilitador/mediador/ encorajador da aprendizagem e da reflexão.
- As atividades desenvolvidas promovem a curiosidade e o prazer na pesquisa de novos conhecimentos, incentivando o questionamento intelectual, o pensamento crítico e o trabalho colaborativo.
- O currículo desenvolve-se em função das especificidades e ritmos de aprendizagem de cada aluno. Nenhum aluno é deixado para trás!
- O desenvolvimento de várias formas de expressão – corporal, plástica, dramática, musical – é considerado como parte essencial de uma educação holística.
- A avaliação, como processo regulador das aprendizagens, orienta construtivamente o percurso escolar de cada aluno, permitindo-lhe, em cada momento, tomar consciência do que já sabe e é capaz de fazer.
- A relação Colégio/Família/Parceiros representa um pilar central para o desenvolvimento integral do aluno.
- Excelência profissional de todos os envolvidos no processo educativo, garantida através de processos de recrutamento exigentes;
- Coerência e sequencialidade entre os vários níveis de ensino (Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo);
- Articulação entre áreas disciplinares, oferta complementar e atividades de enriquecimento curricular;
- Diversidade de ofertas educativas tendo em consideração as necessidades dos alunos, de forma a assegurar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades essenciais;
- Favorecimento da integração das dimensões teórica e prática dos conhecimentos, através da valorização da aprendizagem experimental;
- Trabalho colaborativo entre professores (planificação, avaliação, superação de dificuldades, responsabilização comum por todos os alunos do Colégio);
- Comunicação estreita Educador/Professor/Aluno/Auxiliares/ Encarregado de Educação;
- Participação ativa do Encarregado de Educação no processo de ensino e aprendizagem do aluno;
- Transparência na construção e divulgação dos documentos orientadores da nossa atividade;
- Divulgação interna e externa das atividades desenvolvidas e resultados conseguidos.
- Implementação de instrumentos amigáveis de partilha quotidiana de informação e comunicação através dos seguintes canais: plataforma MY CHILD, site do Colégio, Jornal Andorinha e Andorinha Digital.
O Projeto Educativo, agregador da intencionalidade e vontade de todos os intervenientes no processo educativo, encontra-se, ainda, em fase de levantamento de sugestões até ao final do ano letivo, estando a sua publicação e divulgação prevista para Janeiro de 2016.