2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
O nosso projeto de 2.º ciclo vai para o seu 3.º ano de desenvolvimento. Para o ano letivo 2024/2025 continuamos a oferecer a resposta para o 5.º e o 6.º ano de escolaridade.
Mantendo a riqueza de uma matriz sólida na experiência educativa do 1.º ciclo e destes dois anos de 2.º ciclo, potenciando o conhecimento aprofundado de cada uma das nossas crianças, explorando uma articulação permanente e bem estruturada de um modelo pedagógico e de uma equipa pedagógica comum.
A nossa missão é clara, continuar um caminho de co-construção de crianças curiosas, solidárias, responsáveis e que sejam capazes de dar o seu melhor contributo para um mundo em constante mudança.
E queremos fazê-lo apostando cada vez mais e melhor na criação e organização de ambientes de aprendizagem motivantes, desafiadores e inclusivos.
Iremos para além da sala de aula e onde o laboratório, a quinta pedagógica, a cozinha experimental, a oficina, a vila, o rio e a sala de espetáculos serão espaços e tempos de aprendizagem tão ou mais ricos.
É nosso compromisso, com cada uma das famílias, criar e explorar todas as condições para que no Colégio Corte Real se construam gerações de fazedores.
Fazedores dos seus sonhos, fazedores de uma comunidade inclusiva e de um mundo mais sustentável e solidário. Queremos crianças que se tornem cidadãos com conhecimentos sólidos nas diferentes áreas disciplinares, mas que façam a diferença na sua própria vida e na vida dos outros! Agir no dia-a-dia, agir com o grupo de aprendizagem, agir na comunidade escolar e agir no território.
- Edifício Sado Piso 0:
Salas de aula equipadas com quadro interativo e acesso à internet
Espaços comuns, de estudo, trabalho de aprendizagem colaborativo, lazer e refeições, recreio exterior, com relva sintética e esplanada;
- Laboratório de Ciências
- Quinta Pedagógica
- Oficina de Artes
- Laboratório de Artes e Expressões
- Biblioteca
- Pavilhão Desportivo, campo polidesportivo e campo de relvado sintético
No Colégio Corte Real queremos criar as condições para que todas as nossas crianças sejam curiosas, solidárias, empáticas e responsáveis, que sejam capazes de dar o seu melhor contributo para um mundo em constante mudança e que façam a diferença na sua própria vida e na vida dos outros.
Para tal, os conhecimentos das diferentes áreas, para serem efetivamente aprendidos, têm que ser postos em prática, através de rotinas, experiências, projetos e desafios onde as crianças são incentivadas, a explorar e desenvolver, de forma intencional e regular, a sua capacidade de:
comunicar e colaborar;
pensar criticamente e criativamente;
serem autónomos e responsáveis
resolver problemas e Inovar;
crescer como cidadãos ativos e agentes de mudança e transformação;
aprender ao longo da vida.
No dia-a-dia, em todas as áreas curriculares, a criança/jovem participa e desenvolve um processo de aprendizagem caracterizado pelos seguintes momentos e métodos:
- - Organização e gestão cooperada em conselho;
- - Trabalho de aprendizagem curricular por projetos cooperativos;
- - Trabalho curricular comparticipado;
- - Apresentação de produções;
- - Trabalho autónomo e apoio à diferenciação;
- Horta Pedagógica de Sala e/ou Horta na Quinta Pedagógica;
- Laboratório de Ciências;
- Oficina de Artes;
- Copa, Refeitório e Cozinha de Aplicação, para a implementação de rotinas de confeção e preparação de refeições;
- Zonas de Leitura no Campus: Biblioteca, Laboratório de Artes e Expressões, ProHub;
- Instalações e Equipamentos Municipais e de parceiros locais: Biblioteca Municipal, Locais/Edifícios/Equipamentos de Património Histórico, Artístico e Cultural …
- não aprendem de forma fragmentada, mas sim numa perspetiva inter e multidisciplinar;
- não aprendem sem sentido e sem significado, mas sim a partir dos seus interesses, do questionamento e aprendem aplicando;
- não aprendem sozinhos, mas sim de forma autónoma, com os professores, com os colegas…
- sempre que existem dificuldades programam-se momentos de apoio à aprendizagem;
No Colégio Corte Real, a Matriz Curricular do 2.º Ciclo cumpre integralmente a matriz curricular-base definida pelo Ministério da Educação, que pode ser consultada aqui: https://files.diariodarepublica.pt/1s/2018/07/12900/0292802943.pdf - Anexo II, integrando na sua organização e desenvolvimento, os princípios da autonomia e flexibilidade, implementando um trabalho de integração e articulação curricular com vista ao desenvolvimento do Perfil dos Alunos CCR e consequentemente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Tutoria de Turma: Conselho de Cooperação e Cidadania e Desenvolvimento
Línguas e Estudos Sociais: Português, Inglês e História e Geografia de Portugal
Matemática
Ciências Naturais
T.I.C
Educação Visual
Educação Tecnológica
Educação Musical
Educação Fìsica
Tempo de Estudo Autónomo (para todas as áreas disciplinares)