• HOME
  • CONCEITO
    • QUEM SOMOS
    • EQUIPA
    • MISSÃO E VALORES
    • PROJETO EDUCATIVO
    • REGULAMENTO INTERNO
  • INSTALAÇÕES
    • CRECHE TEJO
    • CRECHE SADO
    • PRÉ-ESCOLAR
    • 1.º CICLO EB
    • 2.º CICLO EB
    • 3.º CICLO EB
    • BIBLIOTECA
    • EXTERIOR
    • OUTROS ESPAÇOS
    • QTA PEDAGÓGICA CASTANHEIRO
  • OFERTA EDUCATIVA
    • PRÉ-INSCRIÇÕES
    • BERÇÁRIO
    • CRECHE
    • PRÉ-ESCOLAR
    • 1.º CICLO ENSINO BÁSICO
    • 2.º CICLO ENSINO BÁSICO
    • 3.º CICLO ENSINO BÁSICO
    • AT. EXTRA CURRICULARES
    • AT. ENRIQ. CURRICULAR
  • NOTÍCIAS
  • CANDIDATURAS
  • DOCUMENTOS
  • CONTACTOS
2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Pré-Inscrição

 
Descrição
Edifício e Equipamento Escolar
Ação Pedagógica
Matriz Curricular
O nosso projeto de 2.º ciclo vai para o seu 3.º ano de desenvolvimento. Para o ano letivo 2024/2025 continuamos a oferecer a resposta para o 5.º e o 6.º ano de escolaridade. Mantendo a riqueza de uma matriz sólida na experiência educativa do 1.º ciclo e destes dois anos de 2.º ciclo, potenciando o conhecimento aprofundado de cada uma das nossas crianças, explorando uma articulação permanente e bem estruturada de um modelo pedagógico e de uma equipa pedagógica comum. A nossa missão é clara, continuar um caminho de co-construção de crianças curiosas, solidárias, responsáveis e que sejam capazes de dar o seu melhor contributo para um mundo em constante mudança. E queremos fazê-lo apostando cada vez mais e melhor na criação e organização de ambientes de aprendizagem motivantes, desafiadores e inclusivos. Iremos para além da sala de aula e onde o laboratório, a quinta pedagógica, a cozinha experimental, a oficina, a vila, o rio e a sala de espetáculos serão espaços e tempos de aprendizagem tão ou mais ricos. É nosso compromisso, com cada uma das famílias, criar e explorar todas as condições para que no Colégio Corte Real se construam gerações de fazedores.  Fazedores dos seus sonhos, fazedores de uma comunidade inclusiva e de um mundo mais sustentável e solidário. Queremos crianças que se tornem cidadãos com conhecimentos sólidos nas diferentes áreas disciplinares, mas que façam a diferença na sua própria vida e na vida dos outros! Agir no dia-a-dia, agir com o grupo de aprendizagem, agir na comunidade escolar e agir no território.
- Edifício Sado Piso 0: Salas de aula equipadas com quadro interativo e acesso à internet Espaços comuns, de estudo, trabalho de aprendizagem colaborativo, lazer e refeições, recreio exterior, com relva sintética e esplanada; - Laboratório de Ciências - Quinta Pedagógica - Oficina de Artes - Laboratório de Artes e Expressões - Biblioteca - Pavilhão Desportivo, campo polidesportivo e campo de relvado sintético
No Colégio Corte Real queremos criar as condições para que todas as nossas crianças sejam curiosas, solidárias, empáticas e responsáveis, que sejam capazes de dar o seu melhor contributo para um mundo em constante mudança e que façam a diferença na sua própria vida e na vida dos outros. Para tal, os conhecimentos das diferentes áreas, para serem efetivamente aprendidos, têm que ser postos em prática, através de rotinas, experiências, projetos e desafios onde as crianças são incentivadas, a explorar e desenvolver, de forma intencional e regular,  a sua capacidade de: comunicar e colaborar; pensar criticamente e criativamente; serem autónomos e responsáveis resolver problemas e Inovar; crescer como cidadãos ativos e agentes de mudança e transformação; aprender ao longo da vida. No dia-a-dia, em todas as áreas curriculares, a criança/jovem participa e desenvolve um processo de aprendizagem caracterizado pelos seguintes momentos e métodos:
  • - Organização e gestão cooperada em conselho;
  • - Trabalho de aprendizagem curricular por projetos cooperativos;
  • - Trabalho curricular comparticipado;
  • - Apresentação de produções;
  • - Trabalho autónomo e apoio à diferenciação;
A aprendizagem é vivida e explorada não só na sala de aula, mas também:
  • Horta Pedagógica de Sala e/ou Horta na Quinta Pedagógica;
  • Laboratório de Ciências;
  • Oficina de Artes;
  • Copa, Refeitório e Cozinha de Aplicação, para a implementação de rotinas de confeção e preparação de refeições;
  •  Zonas de Leitura no Campus: Biblioteca, Laboratório de Artes e Expressões, ProHub;
  • Instalações e Equipamentos Municipais e de parceiros locais: Biblioteca Municipal, Locais/Edifícios/Equipamentos de Património Histórico, Artístico e Cultural …
Na transição do 1.º ciclo para o 2.º ciclo, os alunos continuam a aprender melhor, porque:
  • não aprendem de forma fragmentada, mas sim numa perspetiva inter e multidisciplinar;
  • não aprendem sem sentido e sem significado, mas sim a partir dos seus interesses, do questionamento e aprendem aplicando;
  • não aprendem sozinhos, mas sim de forma autónoma, com os professores, com os colegas…
  • sempre que existem dificuldades programam-se momentos de apoio à aprendizagem;
Os alunos do 2.º ciclo do Colégio Corte Real relacionam-se com a seguinte organização da equipa pedagógica: - Tutor de Turma: de entre os professores das diferentes áreas disciplinares, o tutor de turma é a figura de referência do grupo-turma na organização e gestão cooperada em conselho de cooperação educativa. É responsável por promover e dinamizar a colaboração entre a equipa pedagógica no processo de organização e desenvolvimento curricular inter e multidisciplinar, bem como na articulação necessária para a orientação do apoio à diferenciação pedagógica, para cada uma das crianças. É também a figura de referência na relação com os encarregados de educação; - Equipa Pedagógica Multidisciplinar:  Professor de Português* Professor de História e Geografia de Portugal*  Professor de Inglês* Professor de Matemática* Professor de Ciências Naturais* Responsável Tecnologias de Informação e Comunicação*  Professor de Desporto Professor de Educação Visual e Tecnológica Professor de Educação Musical Responsável Cidadania e Desenvolvimento* Psicóloga *Um professor pode desenvolver mais do que uma área disciplinar, de acordo com as suas habilitações.
No Colégio Corte Real, a Matriz Curricular do 2.º Ciclo cumpre integralmente a matriz curricular-base definida pelo Ministério da Educação, que pode ser consultada aqui: https://files.diariodarepublica.pt/1s/2018/07/12900/0292802943.pdf - Anexo II, integrando na sua organização e desenvolvimento, os princípios da autonomia e flexibilidade, implementando um trabalho de integração e articulação curricular com vista ao desenvolvimento do Perfil dos Alunos CCR e consequentemente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Tutoria de Turma: Conselho de Cooperação e Cidadania e Desenvolvimento Línguas e Estudos Sociais: Português, Inglês e História e Geografia de Portugal Matemática Ciências Naturais T.I.C Educação Visual Educação Tecnológica Educação Musical Educação Fìsica Tempo de Estudo Autónomo (para todas as áreas disciplinares)
  • HOME
  • CONCEITO
    • Quem Somos
    • Equipa
    • Missão e Valores
    • Projeto Educativo
    • Regulamento Interno
  • INSTALAÇÕES
    • Creche Tejo
    • Creche Sado
    • Pré-Escolar
    • 1.º Ciclo do EB
    • 2.º Ciclo do EB
    • 3.º Ciclo do EB
    • Biblioteca
    • Exterior
    • Outros Espaços
    • Qta Pedgógica Castanheiro
  • OFERTA EDUC.
    • Pré-Inscrições
    • Berçário
    • Creche
    • Pré-Escolar
    • 1.º Ciclo do EB
    • 2.º Ciclo do EB
    • 3.º Ciclo do EB
    • At. Extra Curriculares
    • AT. Enriq. Curricular
  • NOTÍCIAS
  • CANDIDATURAS
  • DOCUMENTOS
  • CONTACTOS

Ⓒ Colégio Corte Real - Dare Communitate - Política de Privacidade