Tantas explorações que as crianças do nosso Colégio fizeram, neste mês de novembro, que torna-se difícil escolher a melhor. Os meninos da sala Rouxinol embarcaram numa aventura pelo Tejo e realizaram uma pequena viagem até Lisboa no âmbito do seu projeto sobre barcos. A aventura começou no campus ETPM, com os alunos a apanhar a carreira 4104 rumo à estação de comboios da Moita. Daí, viajaram de comboio até ao Barreiro, onde embarcaram num catamarã com destino a Lisboa.
Durante o passeio no Tejo, os pequenos exploradores entraram na cabine do capitão e até experimentaram a sensação de “conduzir o barco”. No meio do rio, identificaram diferentes tipos de embarcações: “barcos à vela”, “cargueiros”, “cruzeiros” e muito mais.
Chegados ao Terreiro do Paço, reforçaram as energias junto à estátua de D. José I, “o homem do cavalo”, e subiram ao Arco da Rua Augusta para uma vista privilegiada da cidade. Após um dia preenchido de descobertas e aprendizagens, regressaram ao colégio com a promessa de mais aventuras futuras!
Entretanto, os Cruzabicos celebraram a chegada do outono com um poema encantador, que destaca as cores, os cheiros e as tradições desta estação mágica. Entre folhas que caem, castanhas de São Martinho e noites à volta da fogueira, o poema é um tributo às colheitas, aos animais que se preparam para o inverno e ao calor da família.
O OUTONO É BONITO
Há castanhas no São Martinho.
O sol nasce.
O sol põe-se.
As folhas caem.
Os animais preparam as suas casas.
Apanhamos castanhas e bolotas.
A lua nasce em volta da fogueira.
O sol cresce.
O céu brilha.
Faz frio.
Faz vento.
Os esquilos recolhem as bolotas.
Há pássaros no céu.
As folhas são vermelhas, laranjas, amarelas.
Como o fogo.
A noite vem mais rápida.
Os gansos voam para lugares quentes.
Em direção ao pôr do sol.
A chuva cai.
O outono são colheitas.
As abóboras enchem as nossas casas.
As romãs descansam na barriga.
Os animais preparam-se para o inverno.
Ficamos alegres.
Fazemos olhos de Deus.
Estamos em família.
Mas… neste colégio, as crianças são muito curiosas. A “Operação Micróbio” voltou com as alunas do curso Técnico Auxiliar de Saúde do 10.º ano que regressaram ao Colégio Corte Real para sensibilizar os alunos do 1.º ao 3.º ciclos sobre a importância da higiene. Com jogos, vídeos e atividades práticas, as crianças aprenderam a cuidar melhor da saúde das mãos e de pequenos ferimentos. Esta atividade reforça a parceria entre o Colégio e a ETPM.
Também assistimos a dias movimentados e ateliês criativos. Os Dias do Movimento, no Pré-Escolar e na Creche foram dias de pura energia! Com várias atividades para crianças e famílias, o colégio promoveu a importância da atividade física no desenvolvimento infantil.
Faz de Conta: Num espaço dedicado à imaginação, as crianças exploraram o mundo da expressão e assumiram personagens, encenando histórias com muito entusiasmo.
Mini Chef: Os pequenos Chefs aventuraram-se pela cozinha e aprenderam receitas e descobriram sabores de forma divertida e educativa.
Centrifuga: Um ateliê científico onde os pequenos exploradores realizaram experiências e despertaram o interesse pelo fascinante mundo das ciências.
Nas Oficinas do 1.º Ciclo, é possível perceber que a aprendizagem é realizada com apoio de projetos dinâmicos. Desde “os sons do teatro” até “fantochadas”, passando por “tecelagem”, “curtas-ação” e “palavras em movimento”, os alunos têm explorado diferentes formas de expressão, criatividade e pensamento crítico.
No nosso colégio, cada dia é uma oportunidade de explorar, aprender e criar memórias. Nas salas de aula, no campo ou à beira-rio, as crianças crescem num ambiente rico em experiências significativas.