O Colégio Corte Real - Cooperativa de Solidariedade Social, C.R.L., foi constituído no ano de 2005. Em 2008, obteve o reconhecimento de equiparação a IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social).
O nosso propósito é o desenvolvimento de respostas sociais de qualidade dirigidas a crianças e jovens no concelho da Moita, de forma a suprir as carências existentes.
A maioria dos cooperantes do Colégio Corte Real, CRL, está ligada de forma direta à educação e formação de crianças, jovens e adultos através da Escola Técnica Profissional da Moita.
Desde a sua origem que, além das valências iniciais - Creche e Pré Escolar - o Colégio Corte Real estende a sua ação à promoção de Atividades de Enriquecimento Curricular, entre os anos de 2010 e 2015 em parceria com os Agrupamentos Verticais de Escolas Fragata do Tejo e José Afonso e Escola Técnica Profissional da Moita, do concelho da Moita e com a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE), através do ensino de inglês, expressão musical e outras atividades lúdico-expressivas, atividade física e desportiva e apoio ao estudo.
No ano letivo 2014-15 implementa mais uma resposta social, criando uma nova valência, o 1º Ciclo do Ensino Básico, que inicia com uma turma de 1º ano de escolaridade. Em 2022-2023 arranca a primeira turma do 2.º Ciclo do Ensino Básico e em 2024-2025 a resposta é alargada para o 3.º Ciclo do Ensino Básico. No ano 2023-2024, o Colégio Corte Real, no âmbito do programa PARES 2.0 - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 2ª Geração, cria mais 84 vagas na valência de creche.
No Colégio Corte Real consideramos que o processo de ensino e aprendizagem desenvolve-se em todos os momentos e oportunidades da vida de cada criança e jovem, pelo que o processo crescimento e aprendizagem não se faz apenas na relação com os educadores e professores, mas sim com todos os profissionais do nosso Colégio.
Todos somos educadores, docentes e não docentes, pelo que a consciência do seu impacto em cada uma das crianças e jovens é um pilar na construção da sua profissionalidade e na clarificação da sua missão.
Para que possamos materializar o perfil de crianças e jovens que queremos ajudar a construir é necessário criar as condições para o desenvolvimento de uma equipa pedagógica, que individualmente e em colaboração, evidencie um perfil consonante com estes desafios. A profissionalidade docente, encarada e estruturada como um processo de aprendizagem ao longo da vida, induz à implementação de momentos e ações concretas para o desenvolvimento de um perfil de professores, educadores, auxiliares e pessoal não docente:
- Investigadores: desenvolvem a curiosidade natural que é o ponto de partida para a construção do conhecimento.
- Informados: exploram conceitos, ideias e questões relevantes ao nível local e global.
- Pensadores: exercitam e aplicam o pensamento crítico e criativo na abordagem a problemas de diferentes níveis de complexidade.
- Comunicadores: expressam ideias e informações de um modo criativo e confiante, trabalhando colaborativamente.
- Responsáveis: assumem a responsabilidade pelos seus atos e consequências inerentes.
- Abertos: apreciam as diferentes culturas, diferentes histórias e perspetivas.
- Solidários e cuidadores: mostram empatia, envolvimento e respeito pelo outro, procurando satisfazer as suas necessidades.
- Audaciosos: envolvem-se em situações novas com coragem e independência.
- Reflexivos: valorizam a sua experiência individual e o erro como fonte de aprendizagem.